Painéis de led
O Led tem sido um material muito usado hoje em dia, e é considerado um grande facilitador, pois consegue promover efeitos e funcionalidades práticas e econômicas. Esse item é utilizado em diversos painéis eletrônicos e consegue estar presente em inúmeros estabelecimentos das mais variadas formas de uso. A tecnologia é um ponto muito importante para o mercado, quanto mais tecnológico e prático, melhor. Por isso, tem sido a composição de grandes tecnologias, podendo ser encontrado desde os relógios de pulsos até os painéis de grande porte. Atualmente é difícil encontrar um componente eletrônico que não seja constituído por LED, pois, é possível conseguir efeitos de alta capacidade e, ao mesmo tempo mais econômicos que outros tipos. O consumo de energia é um ponto muito importante, pois a ideia é economizar o máximo de energia possível e com a utilização de LED, é possível a mesma qualidade de outros componentes com uma economia muito maior e energia elétrica. Por esse e outros motivos o LED foi aderido em diferentes tipos de itens e equipamentos.
Orçamento GrátisO que é LED?
A sigla LED é designado do inglês Light Emitting Diode, traduzindo para português representa diodo emissor de luz, se trata de um item que tem como principal função, emitir luz através da energia elétrica e uma grande vantagem pelo qual é um componente muito utilizado, se deve pelo pouco consumo.
Diodo se trata de um componente eletrônico, ou seja, a formação de um LED se deve através um comando eletrônico que emite luz através da fonte elétrica que o alimenta. Sua composição é formada por elementos químicos como, o germânio ou silício. Seu processo ocorre por um processo de polarização, ou seja, na transformação de corrente alternada em corrente contínua. Existem variações de diodo, veja abaixo algumas:
- Diodo Zener: utilizado para circuitos reguladores de tensão e costuma se encontrado em fontes de alimentação;
- Túnel: funciona com alta frequência devido à mecânica quântica, seu uso é muito comum em amplificadores;
- LED: elementos com base química, e quando entra em contato com a energia elétrica é capaz de emitir luz;
- Retificadores: são capazes de converter corrente alternada em corrente contínua.
Além do LED, existem os componentes eletrônicos mencionados acima que podem ser utilizados em diversos meios e itens, a escolha de qual deles utilizar varia e acordo com a forma de uso.
ONDE O LED É UTILIZADO?
Esse elemento é muito utilizado em diversos equipamentos e, é muito encontrado em eletrodomésticos presentes em nosso dia a dia, podendo ser encontrado na televisão, painéis de LED, lâmpadas, semáforos, computadores, controles remotos, rádios e muitos outros itens além dos mencionados.
Normalmente, o efeito de luz que indica se um determinado equipamento está ligado ou desligado, é criado devido ao uso de LED, sendo assim, este componente é muito útil e está mais presente no dia a dia do que imaginamos.
O uso de LED para lâmpadas foi uma grande revolução na iluminação de ambientes, pois grande parte dos imóveis, seja comercial ou residencial, aderiram à utilização da lâmpada de LED, pois é possível um efeito mais potente que as de outros modelos e, ao mesmo tempo é possível economizar energia elétrica, pois esse componente consegue consumir menor quantidade em comparação às demais.
Além disso, ainda conseguem ser menos prejudiciais ao meio ambiente e costumam ter maior vida útil que os demais modelos, pois a transformação de energia em luz é feita através de um filamento metálico que costuma ter maior durabilidade quando é composto por LED do que outros tipos de componentes.
TIPOS DE LED
Existem muitos modelos que podem ser encontrados com características e funções diferenciadas. Veja abaixo algumas variações que podem ser encontradas:
- Alta capacidade e luminosidade: possui ação luminosa concentrada maior que as demais;
- Difuso comum: o efeito luminoso ocorre de forma espalhada, com isso, alguns pontos costumam ser mais luminosos que outros;
- Bicolores: podem apresentar efeitos difusos ou transparentes, podendo ser ambos, conseguindo um efeito diferenciado;
- Fitas de LED: sua composição é feita por um agrupamento de LEDs com tamanho reduzido, podendo ter efeito alternado ou contínuo;
- RGB ou tricolores: é um componente que possui mais de uma cor, podendo ser encontrado nas cores vermelhas, azuis ou verdes. Podem ter composição difusa ou transparente;
- Matriz: seu formato consiste na formação de linhas ou colunas e podem apresentar todos os aspetos, sendo tricolores, transparentes ou difusos;
- SDM: possui aspecto difuso, transparente ou tricolor, sendo seu uso comum em fitas compostas por LED.
Como vimos, existem muitos modelos e possibilidades de uso, o tipo de componente varia de acordo com a funcionalidade e efeito esperado, podendo ser útil para diversos equipamentos, pois é adaptável para funcionalidades distintas.
FORMAS DE USO
Além da possibilidade do painel de led, é possível utilizar esse componente para outros tipos de equipamentos e itens. Muitas pessoas utilizam esse componente como decoração, pois é uma solução econômica e pode potencializar o aspecto decorativo de qualquer ambiente, a fim de agregar valor.
Principalmente nas residências, a utilização de led tem sido, além da compra de painel led, um elemento que serve também para decorar escadas, camas, espelhos, sofás e entre muitas outras possibilidades, a fim de agregar o visual e ainda estabelecer uma iluminação diferenciada.
Essa possibilidade também pode ser aderida em comércios, a fim de personalizar e atrair novos clientes, pois é uma alternativa moderna, econômica e eficiente. O painel de led também é uma vantagem no quesito televisivo para esses locais, pois consegue oferecer maior entretenimento aos clientes.
PAINEL DE LED
Existem muitos modelos de painel de LED, o que vai definir a qualidade desse item é a proximidade e quantidade de diodo emissor de luz. A forma como esses componentes são dispostos, é essencial para garantir maior qualidade da reprodução e consegue melhorar os efeitos das imagens para casos de televisão ou outros tipos de transmissores visuais.
No caso do painel de LED de grande porte, costuma ser feito através de placas com sequência de diodo, com o intuito de que, o equipamento tenha maior resolução. Isso ocorre porque se conectam a uma central que possibilita a transmissão de imagens grandes com alta resolução.
É um sistema bem simples que permite novas tecnologias e que outros efeitos sejam implantados ao painel de LED, de modo a inovar e sempre buscar a reprodução de imagem e vídeos de forma atrativa e muitas vezes interativa.
A forma como esses componentes são dispostos, tem interferên